Metodologia de Ensino do Curso de Inglês Sunnyside

Metodologia Sunnyside

Através de estudos realizados ao longo de muitos anos, entendemos que não existe uma metodologia “perfeita”, pois cada metodologia estudada e praticada teve a sua importância no processo de ensino-aprendizagem e também fatores que poderiam ser melhorados. Nesse pressuposto, a metodologia do curso é a mescla de diversas metodologias, com o foco maior na Abordagem Comunicativa e o Método de Competência Comunicativa fundamentado por Hymes (1979).

metodologia-sunnyside-figura1-e1582459947958

Nós acreditamos que neste método, existe uma diferença entre Competência Linguística e Competência Comunicativa, porém as duas devem estar interligadas nesse processo. O uso apenas da oralidade e também da gramática não são características suficientes para considerar um falante competente. O indivíduo precisa saber usar as regras de discurso específico utilizadas nas comunidades que está inserido.

 

Método de Competência Comunicativa

Portanto, é de extrema importância que o aluno tenha acesso as quatro competências que compõem a Metodologia Sunnyside:

–Competência Discursiva; (Writing)

–Competência Gramatical; (Grammar)

–Competência Estratégica; (Listening)

–Competência Sociolinguística (Oral)

 

metodologia-sunnyside-figura2-e1582460265543

Segundo Widdowson, “alguém que sabe uma língua, sabe, na verdade, mais do que apenas entender, falar, ler e escrever sentenças, sabe também como sentenças são utilizadas para atingir a comunicação de maneira afetiva”.

 

 

Por isso nossa Metodologia é voltada nessas competências que facilitarão uma aprendizagem para toda a vida. Aulas dinâmicas, com atividades interativas, jogos, músicas e interações com outros alunos. As avaliações serão feitas por atividades pedidas durante as aulas e no final de cada módulo, o aluno fará uma avaliação final.

Mas, o que é Metodologia?

A palavra Metodologia é derivada do Latim “methodus” que quer dizer “via para a realização de algo ou caminho”. Método é o processo pelo qual se atinge um determinado objetivo ou o meio para obter o conhecimento através de uma pesquisa ou estudo.

Metodologia é então o campo de estudos para determinar os melhores métodos utilizados em áreas específicas para o ensino, a produção do saber ou para levar ao Conhecimento.

A importância da Metodologia

O estudante adulto, ou os pais e responsáveis dos estudantes menores, preocupam-se com a educação e principalmente em encontrar as melhores escolas para os estudos.

Escolher as melhores escolas, seja para ensino regular, ensinos técnicos e profissionalizantes ou ensino de idiomas é fundamental para que o estudante tenha um nível de aprendizagem superior, com educadores mais qualificados participando do processo de aprendizagem.

Um dos quesitos mais buscados, e que faz uma grande diferença para a a boa escolha é a Metodologia do Ensino.

A Metodologia de Ensino influencia no aprendizado do estudante e dá direção para os professores da escola.

O que é a Metodologia de Ensino Sunnyside

A Metodologia do Ensino Sunnyside é o direcionamento do Estudo, para que os alunos aprendam de fato e de uma vez por todas a língua Inglesa.

A Metodologia de Ensino Sunnyside foi criada para levar o aluno iniciante, ou até aquele que já teve experiências ruins em outras escolas, até a fluência total na língua Inglesa.

Em outras palavras, a Metodologia criada pela Professora Iria Helena Duarte, Especialista no Ensino de Idiomas (UNINTER – Resolução CNE/CES nº01 de 08/06/2007) no seu Curso de Inglês Sunnyside compreende todas ferramentas ela mesma e também que seus colaboradores utilizam para transmitir conhecimento aos alunos.

A Metodologia é aplicada com a utilização de diversas ferramentas com leituras, jogos, vídeos, áudios, músicas e interações professor-aluno, aluno-professor, aluno-aluno

A Metodologia de Ensino Tradicional

A Metodologia de Ensino tradicional tem apenas um sujeito ativo, o professor, e o aluno fica apenas como um sujeito passivo nesse método.

O Professor passa as informações e o aluno deve memorizar , e/ou decorar, mais do que aprender de fato.

Permita um parênteses meu aqui: fui alfabetizado há décadas nessa metodologia, e funcionou para mim, assim como para outros tantos alunos da minha geração e de gerações anteriores. Mas, tudo tem evoluído grandemente. Apenas poucas coisas, entre elas o ensino, teimam em não evoluir. Em não mudar sua forma.

Na minha época, a maior parte dos alunos já não aprendia de fato os idiomas estrangeiros por essa metodologia tradicional. E hoje, o que observo são alunos dentro desse sistema tradicional e arcaico de ensino de idiomas com muitas dificuldades e pouco resultado positivo.

Ter o professor como autoridade máxima dentro da sala pode ser válido, e até necessário do ponto de vista hierárquico de valores. O professor deve ser sim respeitado como organizador do saber e do ambiente educacional. Porém, foi-se o tempo em que o Professor devia ser visto como único detentor de todas inteligências e conhecimentos

A Metodologia Tradicional de Ensino talvez seja uma das mais seguras para o aprendizado básico, ou para preparar um aluno para um ENEM ou Vestibular, mas tem deixado a desejar no Ensino da Língua Inglesa.


A Metodologia de Ensino Híbrido

A junção do que há de bom na Metodologia Tradicional de Ensino, com outras Metodologias, tem se mostrado muito eficaz na aprendizagem dos alunos nos últimos anos.

A junção de diversas metodologias na Educação à Distância, proporciona um aprendizado mais sólido e profundo.

A utilização da tecnologia por parte dos professores, e principalmente dos alunos tem um papel importantíssimo na aprendizagem atual, aonde o aluno busca, de forma autônoma, por informações que complementam o que é estudado em seu curso, potencializando a retenção e ampliação dos conhecimentos, com um aprendizado mais dinâmico, mais eficiente.